sexta-feira, 23 de abril de 2010

Literatura a Carta de Pero Vaz de Caminha







Dados históricos:
Partida: 09 de março - segunda-feira.
Ilhas Canárias: 14 de março - sábado.
Chegada: 22 de abril - quarta-feira

A Carta de Caminha é considerada a " certidão de nascimento" do Brasil, por ser o primeiro texto escrito sobre a nossa terra.
Seu objetivo era informar a Dom Manuel sobre a nova terra. Aparecem nela informação sobre a geografia e os habitantes, os valores éticos e materiais dos portugueses. Foi escrita em forma de diário altamente documentado, no qual o narrador explicita seu objetivo. Há na Carta um forte apelo visual, pois há muitas descrições.

Vejam alguns fragmentos da Carta:

. A terra:

"...Esta terra, senhor, parece-me, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes grandes barreiras, umas vermelhas, e outras brancas; e a terra de cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é toda praia...muito chã e muito formosa."

"...Até agora não pude saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a Terra em si é de muito bons aresfrescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho...Águas sõ mutas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!"

. O índio:

"...A feção deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem masi caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que mostrar a cara..."

"...os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas."

. O erotismo:

"...Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costa; e suas vergonhas , tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nõs muito bem olharmos, não se envergonhavam."

. As intenções:

Exploração da riquezas:

"...Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acentos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra."

Catequização dos índios:

"...o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar..."

Pedido de Caminha ao Rei D. Manuel:

" e pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for. Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular merçê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro-o que d'Ela receberei em muita mercê."

Alguns trechos que trabalhei no meu estágio de literatura na FURG.

Um comentário:

  1. Ola Cláudia,
    Tudo bem? Acabo de conhecer seu blog e estou encantada!
    Também me chamo Cláudia e sou estudante de letras, completamente apaixonada por literatura, artes e educação! Estou fazendo um trabalho da faculdade e necessitava informações sobre a carta de Caminha, encontrei sua postagem. Amei!
    Abraço e espero andar sempre por aqui fazendo-te uma visitinha.

    ResponderExcluir