











Literatura, cultura e artes estão ligadas.Arte procura através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo. A cultura refere-se à literatura, arte entre outras, ela é considerada como tudo que o homem, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura ,o conhecimento são passados das gerações passadas para as futuras.
Vejam alguns fragmentos da Carta:
. A terra:
"...Esta terra, senhor, parece-me, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes grandes barreiras, umas vermelhas, e outras brancas; e a terra de cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é toda praia...muito chã e muito formosa."
"...Até agora não pude saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a Terra em si é de muito bons aresfrescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho...Águas sõ mutas; infindas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!"
. O índio:
"...A feção deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem masi caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que mostrar a cara..."
"...os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas."
. O erotismo:
"...Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costa; e suas vergonhas , tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nõs muito bem olharmos, não se envergonhavam."
. As intenções:
Exploração da riquezas:
"...Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acentos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra."
Catequização dos índios:
"...o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar..."
Pedido de Caminha ao Rei D. Manuel:
" e pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for. Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular merçê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro-o que d'Ela receberei em muita mercê."
Alguns trechos que trabalhei no meu estágio de literatura na FURG.
e) Diálogo sobre a coneversão dos gentios de Padre Manuel da Nóbrega. Escrito em 1557 e impresso em 1880;
f) Tratado descritivo do Brasil de Gabriel Soares de Souza. Escrito em 1587 e impresso em 1839.
Veja um trecho do tratado da terra do Brasil, de Pero Magalhaes Gândavo:
"Os indios andam nus sem nenhuma cobertura. Vivem em aldeias com sete ou oito casa. Cada casa está cheia de gente e nela cada um tem sua rede de dormir armada. Não há entre eles nenhum rei, nem justiça, somente em cada aldeia tem um principal(chefe) que é como capitão , ao qual obedecem por vontade e não por força. Vai com eles à guerra, aconselha-os na luta, mas não castiga seus erros. Este principal tem três ou quatro mulheres, mas tem a primeira em mais conta que as outras. Não adoram coisa alguma nem acreditam que há depois da morte glórias para os bons, e pena para os maus."
Quando fiz meu estágio em literatura achei muito interessante as aulas com a introdução da literatura no Brasil. Esses são trechos do meu trabalho de estágio na FURG